Artes Indígenas no Brasil

APOIE AS ALDEIAS GUARANI DE PARATY!

Apoie as aldeias Guarani de Paraty em sua recuperação econômica! A pandemia da COVID-19, impactou o modo de vida e a principal fonte de renda desse povo.

Meta 1: R$ 57.377,00

A arrecadação de fundos em apoio às aldeias Guarani, tem como objetivo contribuir para a compra de alimentos e produtos de higiene, buscando a melhor logística possível para uma distribuição justa, ao povo Guarani das três aldeias de Paraty.

EM PARATY TEM GUARANI! 
 


QUEM SÃO OS GUARANI DE PARATY -RJ? 

O povo Guarani habita o Sul e o Sudeste do Brasil. Em Paraty, litoral do Rio de Janeiro, encontram-se três aldeias Guarani:

  • Araponga
  • Itaxi Paraty-Mirim
  • Rio Pequeno Tekoha Dje'y. 

Para os Guarani, a confecção do artesanato faz parte da sua ancestralidade, é uma das formas de troca de saberes entre os mais-velhos e as crianças. 

Os Guarani vivem há mais de 500 anos de enfrentamento e resistência à uma violenta colonização. Mesmo tão perto dos grandes centros, o povo Guarani resiste com sua cultura e língua nativa viva! 

No modo de vida comunitário, o povo Guarani encontra espaço para transmitir o conhecimento ancestral, como na confecção do artesanato, na musicalidade e na oralidade. Ao cantar o povo Guarani reza. Por isso, o coral é uma manifestação tão importante da cultura Guarani.
 
A arte Guarani, tanto em forma material ou imaterial, expressa sua coletividade! 
 

PORQUE AS ALDEIAS GUARANI PRECISAM DO SEU APOIO? 

O povo Guarani sofre com impactos de pandemias e doenças do mundo colonial há séculos.

A pandemia da COVID-19, impactou o modo de vida e a principal fonte de renda desta população: o comércio do artesanato. 

A vacinação chegou às aldeias Guarani de Paraty, por enquanto para os adultos e idosos, porém, mulheres grávidas, lactantes e crianças não estão contemplados nos grupos de vacinação. 

O impacto econômico e social que essa população sofreu com a falta de políticas públicas para a proteção de suas famílias durante o isolamento social é grave. 

Nós da CANOA e da Verde Cidadania junto às lideranças Guarani de Paraty convidamos você a participar da campanha de recuperação econômica das aldeias guarani da região, contribuindo com a cultura e segurança alimentar desses povos!

 

COMO SEU APOIO AJUDA AS ALDEIAS GUARANI DE PARATY-RJ?

A segurança financeira das nossas aldeias foi gravemente afetada pelo período de isolamento, suspensão do turismo e, consequentemente, pela drástica queda nas vendas de suas artes e artesanatos no centro urbano de Paraty. 

A arrecadação de fundos em apoio às aldeias Guarani, tem como objetivo contribuir para a compra de alimentos e produtos de higiene, buscando a melhor logística possível para uma distribuição justa, ao povo Guarani das três aldeias de Paraty. 

Além das cestas básicas buscaremos de preferência adquirir alimentos agroecológicos, produzidos e cultivados nas comunidades locais, como aipim banana pescados e etc.
Os produtos de higiene serão comprados a partir da necessidade de cada aldeia, assim como a logística, que envolve: passagens de ônibus, custeamento de viagens do movimento indígena e a própria entrega dos produtos adquiridos pela campanha.

A divisão é feita junto às lideranças, considerando o número de famílias de cada aldeia, em prol a garantir um apoio eficiente e coerente com a realidade de cada comunidade.
Todos os recursos doados serão divulgados de forma transparente, de modo que o apoiador(a) poderá acompanhar e se aproximar mais de cada aldeia Guarani de Paraty!

 

CLIQUE AQUI E CONTRIBUA